Práticas ESG

O que é ESG e qual a importância dessa prática no mundo corporativo?

 

A sigla ESG significa Environmental, Social and Governance ou, em português, Ambiental, Social e Governança (ASG). Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante um evento que reuniu instituições financeiras de diversos países, a proposta visa buscar boas práticas de sustentabilidade e de relacionamento em relação a esses três tópicos, definindo critérios e ações que devem ser colocados em ação para que isso aconteça.

A importância dessa iniciativa pode ser vista em três âmbitos:

1- Na empresa, que ganha um melhor desempenho operacional, a prevenção de não conformidades e a confiança do mercado, visto que, para se encaixar nas diretrizes ESG, necessita de uma adaptação interna de métodos e processos, que resulta, consequentemente, na transparência de seus resultados financeiros, o que permite que investidores façam análises e estudos desses dados.

2- No planeta, pois investir em ações ESG é contribuir também para o meio ambiente, já que, quando uma empresa se mostra comprometida com o seu impacto ambiental, outras também avaliam a própria parcela de responsabilidade, reforçando o ciclo sustentável no mercado.

3- Nos investimentos, de modo que, para aqueles que querem investir nas ações de uma empresa, utilizar os critérios ESG é direcionar melhor as próprias contribuições, pois quanto mais informações sobre uma ação, maiores são as chances de o investimento ser bem-sucedido.

Quer saber quais são as ações ESG da Rede Condor? Confira abaixo e baixe o nosso e-book e conheça todas as nossas práticas.