Nossa história

A história do Condor Super Center teve início em 13 de março de 1974, quando o jovem empreendedor Pedro Joanir Zonta adquiriu um pequeno mercado de 110 metros quadrados no bairro do Pinheirinho, em Curitiba, e iniciou suas atividades ao lado de cinco funcionários. No ano seguinte, em janeiro de 1975, ele comprou o terreno ao lado de seu mercado e construiu um prédio com três pavimentos, subdivido em subsolo, onde ficava o depósito; térreo, onde funcionava a loja; e 1.º andar, onde ficava seu apartamento, escritório e outro depósito para mercadorias leves.

A princípio, Joanir imaginava que com essa ampliação o problema de espaço seria resolvido, mas com o aumento do faturamento e do número de clientes, essa loja também ficou pequena. Em 1977, comprou um terreno próximo, ainda no bairro Pinheirinho, e inaugurou uma nova loja, com 1.200 metros quadrados de área de vendas, 12 checkouts e 60 funcionários. Atualmente, nesse endereço, está o Centro Administrativo do Condor (Matriz) e a loja Hiper Condor Pinheirinho.

Com o passar dos anos, os desafios só aumentavam. A ameaça de um concorrente forte instalar-se próximo ao seu empreendimento era uma preocupação. E, em 1998, com a venda da principal rede de supermercados do Paraná para um grupo estrangeiro, Zonta enxergou uma oportunidade para consolidar-se no mercado. Com a nova realidade, ele tinha dois caminhos: ceder ao assédio das redes estrangeiras e também vender a empresa ou aproveitar para conquistar os consumidores descontentes com a nova forma de operação.

A opção foi a de modernizar as lojas, informatizar a empresa e adotar práticas inovadoras de gestão e marketing, conquistando assim os “órfãos” daquela que tinha deixado de ser a rede dos paranaenses. A expansão da empresa, de forma planejada e com recursos próprios e do BNDES, e o constante treinamento de seus colaboradores foram fundamentais para que isso acontecesse.

A partir do ano 2000, surgiu um novo modelo de lojas, o hipermercado. O primeiro lançado em Londrina, depois em São José dos Pinhais e Ponta Grossa, que tiveram suas lojas remodeladas ao novo formato, e em Curitiba, que ganhou seu primeiro Hipermercado Condor em 2002, na Nilo Peçanha.

Para Joanir Zonta, até hoje, um dos fatores que diferencia a Rede Condor das demais, em um mercado onde todos apostam em preço baixo, qualidade e atendimento, é estar com o discurso alinhado à ação: “Um comportamento comum em vários segmentos é que muitos anunciam que têm o menor preço, a melhor qualidade e bom atendimento, mas o consumidor não encontra isso na prática. Tem que saber aliar preço e qualidade”, diz. “O compromisso que o Condor mantém é o de ajudar o consumidor a economizar, oferecendo produtos de qualidade, um mix amplo, ofertas que contribuam para o orçamento familiar e colaboradores constantemente treinados para oferecer o melhor atendimento, ou seja, estar sempre de mãos dadas com o nosso cliente. Nosso grande diferencial é a relação que construímos com nossos clientes, fornecedores, colaboradores, que não fica somente na relação comercial. Nossa filosofia sempre foi a de estabelecer um relacionamento pessoal, construído, principalmente, com confiança e respeito mútuos. Temos um compromisso com a população que atendemos”, complementa Zonta.

Em 2016, a empresa alcançou outro marco em sua história: abriu a primeira loja fora do estado do Paraná, localizada em Joinville, Santa Catarina. O empreendimento, que gera 450 empregos diretos para a cidade, possui uma galeria de lojas, propiciando mais 200 empregos, e conta com 61 lojas de apoio e uma Praça de Alimentação com 8 opções de estabelecimentos gastronômicos. Esta foi a primeira das 5 lojas que a rede possui no estado hoje: 3 lojas em Joinville, 1 em Mafra e outra em Jaraguá do Sul.

Segundo Zonta, expandir fronteiras e abrir lojas Condor fora do estado do Paraná foi uma conquista muito importante para a rede. “Investir em mais um estado representa muito para o Condor, pois estamos gerando emprego, renda, contribuindo para o crescimento dessas cidades e de Santa Catarina e ainda oferecendo mais uma opção de compras aos catarinenses”, afirmou o presidente do Condor.

No ano de 2015, a rede ampliou o seu ramo de atuação e abriu o seu primeiro posto de gasolina, situado em Curitiba-PR. Atualmente, com 48 anos de história, a rede possui mais de 14 mil colaboradores e conta com 57 lojas, entre super e hipermercados, em 17 cidades do Paraná e 3 cidades de Santa Catarina, 21 postos de gasolina em 7 cidades do Paraná, além de um Centro de Distribuição com cerca de 70 mil metros quadrados.

Missão

Comercializar produtos e serviços no varejo supermercadista que atendam às expectativas dos consumidores, da Família Zonta e dos colaboradores.

Visão

Consolidar nossa liderança no Paraná e buscar novos mercados com o objetivo de estar entre as 10 maiores redes supermercadistas do ranking nacional.

Negócio

Conforto, praticidade e conveniência, em um ambiente agradável, com preços competitivos.

Valores

  • Ética;
  • Comprometimento;
  • Sustentabilidade;
  • Respeito;
  • Transparência;
  • Trabalho em equipe;
  • Honestidade;
  • Responsabilidade social e ambiental.

Conceito

“De mãos dadas com você.”